domingo, janeiro 04, 2009

Serra da estrela VS Algarve


Boas! Estimados e graciosos visitantes do meu deleitável blog, trago-vos hoje a primeira postagem deste novo ano que se estreou. Após 3 dias a recompor-me da devidamente bem-passada passagem de ano, entro neste novo ano com um texto escrito no fim do ano transacto. Deixo desde já os meus desejos de um bom ano a todos os leitores e críticos deste blog, e que 2009 traga ainda mais postagens…este é o meu desejo pessoal. Boa leitura!

Todos os anos existe uma série de notícias…vá lá…existem duas notícias nos telejornais que se podem considerar “ da praxe”. São elas:
Primeira notícia:
- Momento: Verão;
- Notícia: A maioria dos portugueses escolhe o Algarve como seu destino de férias, a região é alvo de uma enchente turística no ano mais quente da última década.
Segunda notícia:
- Momento: Inverno;
- Notícia: Portugueses escolhem a Serra da Estrela para passarem o fim-de-semana, no ano em que a serra foi alvo do maior verão da última década.
E este ano, surpreendentemente, o Algarve (segundo telejornais bastante credíveis) conseguiu alcançar a temperatura mais alta da última década, bem como a Serra da Estrela (segundo os mesmos telejornais) conseguiu obter o maior nevão dos últimos dez anos! Dizem até que é impossível poder chegar à torre!
Ora bem, visto que todos os anos oiço na telefonia que o acesso à torre é condicionado…como se fosse uma área secreta do Vaticano…começo a ponderar na questão e a chegar à conclusão que talvez, quiçá, a “torre” nem sequer exista! (Notem que empreguei a palavra “quiçá” numa frase ridícula, de forma a parecer uma palavra pouco ridícula!). Mas a sério, o estimado leitor já pensou nisso? A “torre” pode ser um mito!Mas o português, sendo uma espécie em vias de extinção com uma mentalidade bastante complexa, procura sempre estes locais de climas extremos para passarem as suas férias. E, se quisermos levar a coisa mais longe, podemos até perceber porque é que somos um país tão pouco desenvolvido, com um ordenado mínimo miserável…graças a deus! Porquê? Simplesmente porque se tivéssemos uma qualidade de vida semelhante às dos nossos amigos nórdicos, o destino de férias dos portugueses no Verão não seria com certeza o “económico” Algarve, mas sim um deserto do Saara, enquanto que no Inverno haveria um atafulhamento de lusitanos em terras da Islândia ou, indo a extremos, no Árctico! Isto levaria a que a raça lusitana já se tivesse há muito extinguido. Por isso sim, graças a deus que somos miseráveis! Se não fossemos uns pobres desgraçados já nem cá andávamos!
Mas se há facto irrefutável é que a nossa raça tem algo de…simplesmente maravilhoso. Não sei se é bem o adjectivo “maravilhoso” que deveria inserir aqui, mas sim “estúpido”. Com certeza que o leitor, sendo uma pessoa tão culta e informada, já assistiu a belos momentos de reportagem na Serra da Estrela, nesta altura. Não é simplesmente genial? Os avisos são feitos: “Maior nevão da história da humanidade na serra da estrela”, e para onde é que os “tugas” vão? – “Maria, isto aqui em Évora está uma seca, vamos pegar nos miúdos e na tua mãe e vamos passar um fim-de-semana à Serra da Estrela!!”. Esquecem-se, obviamente, que a neve tem alguma espessura lá para aqueles lados, pelo que é capaz de deixar os carros apeados…então, nas referidas reportagens, observamos o seguinte:
Mulher, sogra e crianças a tremerem dentro do carro, chefe de família com um trenó improvisado a fazer de pá fora do carro a tirar a neve de trás dos pneus. Repórter com um microfone espetado na cara da sogra enquanto o vento faz com que o capuz do seu casaco lhe bata na cara várias vezes consecutivas ao mesmo tempo que a neve entra pelo vídeo do carro e mate as crianças de hipotermia.
Repórter – Então, porque é que escolheu a Serra da Estrela para passar as férias?
Sogra – Ah, aqui é tudo muito lindo e os rapazes nunca viram neve…(Pois não, os rapazes nunca viram neve. Mas agora de certeza que se sentem muito mais realizados ao estarem a levar com ela no focinho e a passarem as melhores férias de sempre!).
Sinceramente fico sempre sem perceber quem é o maior asno: Se o “tuga” por ir passar férias à Serra da Estrela com o pior nevão de sempre, se o encarregado pelas notícias dos telejornais que todos os anos manda os seus repórteres irem gelar para a Serra da Estrela fazerem notícias desinteressantes. Um grande “hurra” a eles!


PS: Este texto foi postado ao som da música "Tintarella di luna", proveniente do maravilhoso blogue do meu grande amigo Victor de Freitas, e, por isso mesmo, é a ele que é dedicada esta postagem. Um grande abraço!

AGRADECIMENTOS: Estando eu de bom humor, gostaria de agradecer a todos os leitores deste blog. São as vossas visitas que me fazem continuar a escrever. Por isso, a pedido de muitas outras pessoas, PAREM DE LER ESTA M**** P’RA VER SE ISTO ACABA!!!! Cumprimentos aos pais.
PS1: Devido a pedidos insistentes por parte do meu acessor de imprensa, devo esclarecer que a foto que ilustra esta postagem é da autoria do mestre Ramalho, Pedro Ramalho. Para qualquer informação sobre a sua vasta obra, é favor consultar a wikipédia, ou então aceder ao site www.peliculamentefalando.blogspot.com

5 comentários:

A Morte do Artista disse...

Gostaria que o autor da foto tivesse algum protagonismos.

Anónimo disse...

Sogra – Ah, aqui é tudo muito lindo e os rapazes nunca viram neve…(Pois não, os rapazes nunca viram neve. Mas agora de certeza que se sentem muito mais realizados ao estarem a levar com ela no focinho e a passarem as melhores férias de sempre!).


Esta parte ta brutalissima xD

Anónimo disse...

como bom americano que es devias ter vergonha por n ter feito referencia ao alaska... enfim!!!

Anónimo disse...

a julgar pla forma cm passaste a passagem de ano... julguei k meio dia fosse suficiente para recuperar.. LOOOL

...victinho disse...

como sempre grande hugo, grande, grande, e muito boa postagem!
Como sempre grande forma de escrita!
Obrigado pela dedicatoria!
Um grande abraço huguinho!